E-mail @gov.br pode ser usado por qualquer pessoa e já surge em golpes

0
270

Golpistas estão usando o e-mail com domínio @gov.br para se passar pelo governo federal, em tentativa enganar brasileiros. A mensagem chega à vítima com um aviso sobre um suposto processo que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça). No entanto, a ação é, na verdade, um golpe de phishing sofisticado, e pode levar o usuário a baixar malware de acesso remoto.

O e-mail alega ser uma notificação de “acompanhamento processual” do STJ. No corpo da mensagem, constam duas fotos em miniatura do que parecem ser processos reais — com o brasão da República para dar um ar de legitimidade —, e o texto: “Remetemos,em anexo(sic),detalhes sobre seu processo juridico”.

Os erros de digitação e gramática já levam a entender que não se trata de uma mensagem oficial do STJ. Ao observar o endereço do remetente, também percebe-se que o nome da Corte está invertido: “tribunalsuperiordejustiça@gov.br”.

O golpista oferece dois arquivos para que o usuário ou baixe o processo ou visualize o documento para a impressão. Mas o resultado é o mesmo: uma infecção por um malware, um vírus de computador usado para controlar a máquina da vítima e roubar dados sensíveis.

Via Tecnoblog