Cão robô é usado para monitorar o distanciamento social em Singapura

0
314

Em um momento em que simplesmente dividir espaço com um ser humano pode ser uma atividade perigosa, muitos governos, aeroportos e hospitais estão descobrindo as delícias não contagiosas dos robôs, que podem ser implantados para limpar superfícies e entregar mercadorias sem medo.

Sua última implantação vem de Cingapura, onde as autoridades municipais estão usando o robô Spot de quatro patas da Boston Dynamics para lembrar os visitantes do parque a manter uma distância segura um do outro. A partir de hoje, uma unidade spot patrulhará o Parque Bishan-Ang Mo Kio da cidade como parte de um teste de duas semanas, transmitindo mensagens pré-gravadas “para lembrar os visitantes do parque a observar medidas seguras de distanciamento”.

O robô é equipado com câmeras que serão usadas para estimar o número de visitantes ao parque, mas o National Parks Board (NParks) de Cingapura diz que não coletará dados pessoais ou usará o vídeo para identificar indivíduos. O spot é controlado remotamente, mas tem sensores embutidos para parar colisões e será acompanhado por um guia. Se o teste for bem sucedido, o NParks diz que o robô pode ser implantado em tempo integral durante o horário de pico no parque.

Veja também:

O uso do robô reduzirá a necessidade de pessoal patrulhar o local, diz o NParks, e “reduz o risco de exposição ao vírus”. De acordo com o jornal local The Straits Times,o conselho também está considerando implantar o robô em outros lugares da cidade. Placas postadas no parque pedem aos visitantes para não “perturbar” o robô em suas patrulhas.

Esta não é a primeira vez que robôs são usados para lembrar o público de medidas de distanciamento social. Drones na China e nos EUA foram implantados para alertar / persuadir / coagir as pessoas, e os robôs de segurança da empresa americana Knightscope (mais conhecida pela máquina dalek que se jogou em uma fonte) receberam uma atualização de software que permite que eles transmitam mensagens de segurança pública – de “Por favor, mantenha uma distância segura entre você e outras pessoas” para “Lavar nossas mãos é divertido! Oh, espere… Eu não tenho mãos.

A natureza contagiosa da pandemia certamente deu aos robôs novas oportunidades de implantar suas criações, e o coronavírus pode acabar acelerando a adoção dessas máquinas. Spot o robô está atualmente em testes em hospitais para ajudar com tratamentos de coronavírus, por exemplo, e empresas de robôs de entrega dizem que a demanda por sua tecnologia aumentou nas últimas semanas. Agir como um alto-falante nas pernas pode ser apenas o começo para essas implantações de robôs.