O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do governo, que pode ter sofrido um ataque hacker na terça-feira, é responsável pelo andamento digital de processos administrativos como nomeações e portarias de ministérios, além do início de tramitação de medidas provisórias (MPs) e projetos de leis, antes de eles irem para o Palácio do Planalto.
É por meio do SEI que os documentos são criados, editados, assinados ou arquivados eletronicamente.
O SEI de nove ministérios e dois outros órgãos federais saiu do ar às 11h de terça-feira, após o que o Ministério da Gestão (MGI), responsável pelo sistema, chamou de incidente cibernético. A Polícia Federal e a Abin foram acionadas e investigam um possível ataque hacker.
Foram afetados:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Ministério da Fazenda
Ministério dos Povos Indígenas
Ministério do Planejamento e Orçamento
Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços
Ministério do Empreendedorismo
Ministério da Previdência Social
Ministério da Igualdade Racial
Ministério das Mulheres
Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)
Casa da Moeda
De acordo com o MGI, parte das ferramentas continua fora do ar e não há previsão de retorno de funcionamento. Por ora, os investigadores atuam em levantamentos preliminares.
Em nota, o Ministério da Gestão também tratou do incidente.
“Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, disse a pasta.
Pela manhã, o MGI enviou um comunicado aos servidores sobre um “incidente grave de segurança cibernética”, que deixou indisponível “várias soluções tecnológicas”, como o SEI, e diversas funcionalidades.
O ministério disse aos servidores que as equipes estavam “atuando para assegurar” que os dados estivessem íntegros e seguros.
“Ainda não há previsão para a conclusão do reparo. Diante da situação, pedimos que busquem soluções alternativas para não ter paralisação de nenhum processo ou procedimento urgente”.
Na circular interna, o Ministério orienta ainda que as solicitações de serviços sejam registradas por telefone:
“Pedimos que informem todos os casos em que os computadores estejam sem acesso à internet e procurem utilizar outra máquina que tenha acesso. Enviaremos outro boletim com informações no início da tarde. Vamos manter a comunicação intensiva pelos meios oficiais até a resolução do incidente.”
Via O globo