Órgão público sofreu um ataque cibernético por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (15). Segundo informações, a equipe da IplanRio segue trabalhando para normalizar o sistema.
A Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu um ataque cibernético em seu datacenter, tirando vários serviços municipais do ar. Segundo informações, a ação foi percebida por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (15) e, para evitar novos danos, os sistemas fazendários, responsáveis por serviços como Portal Carioca Digital e Nota Carioca, foram suspensos. A equipe da IplanRio (Empresa Municipal de Informática) segue trabalhando para normalizar o sistema com segurança. Até às 17h45 de hoje, os serviços ainda estavam indisponíveis.
Órgãos municipais seguem na mira do cibercrime. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Itapemirim, no estado do Espírito Santo foi vítima de um ataque cibernético em seu sistema de processo digital. Segundo informações, os cibercriminosos responsáveis pela ação deixaram uma mensagem exigindo o pedido de resgate em bitcoins de aproximadamente 250 milhões de reais para liberarem o serviço afetado. Por conta do incidente, alguns outros sistemas também foram prejudicados.
Além disso, em junho deste ano, a Prefeitura Municipal de Alegre, também no Espírito Santo sofreu um ataque do tipo ransomware em seus servidores. Na época, estudos preliminares indicaram que grande parte dos dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso dos sistemas. Porém, o órgão afirmou que não houve vazamento de dados.
Via Security Report