Ataque hacker faz Toyota parar todas as fábricas no Japão

0
360

A Toyota anunciou que irá interromper as operações de todas as suas fábricas no Japão na terça-feira (1), após seu fornecedor ter sido alvo de uma “falha no sistema”. A empresa terceirizada, porém, já investiga o erro como um suposto ataque hacker. Ao todo, 28 linhas de 14 fábricas da fabricante japonesa e de suas subsidiárias Daihatsu e Hino ficarão suspensas.

De acordo com a montadora, houve uma falha no sistema da Kojima Industries, sua fornecedora de plástico e componentes eletrônicos, mas não especificou qual. Já um funcionário da Kojima afirmou ao jornal nipônico Nikkei que a empresa foi vítima de uma invasão cibernética.

Ainda não se sabe sobre o autor do suposto ataque. No entanto, a invasão ocorreu logo após o Japão se juntar aos países ocidentais e anunciar sanções financeiras à Rússia pela conflito armado na Ucrânia. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, declarou a jornalistas que era “difícil dizer se isso tem algo a ver com a Rússia antes de fazer uma verificação completa”

Com a paralisação desta terça, a fabricante deixará de produzir cerca de 10 mil veículos, por volta de 5% da produção mensal da Toyota no Japão. As quatro unidades também correspondem por um terço da produção global da montadora. De acordo com o Nikkei, a fabricante ainda está decidindo se retomará às atividades na quarta-feira (2).

Via Autoesporte