O WhatsApp retomou os testes de uma função bastante pedida pela comunidade e que é uma das atrações do seu principal concorrente, o Telegram. Trata-se da definição de uma contagem regressiva para uma mensagem que, ao fim do tempo estabelecido, é deletada pelo sistema.
Veja também:
- Google remove mais de 600 apps com anúncios maliciosos
- WhatsApp: Como recuperar conversas apagadas em seu smartphone android
- Comissão Europeia troca WhatsApp por Signal para aumentar segurança
- WhatsApp: 470 mil grupos privados estão expostos na internet
Esse recurso de “autodestruição” do conteúdo foi flagrado pelo site WABetaInfo na versão de testes 2.20.84 do mensageiro. Ele se chama Delete Messages e pode ser acessado no menu principal de configurações do app, assim como as opções de criptografia e visibilidade de arquivos multimídia.
O funcionamento é bem simples: ao ativar o recurso, pode-se escolher o quanto as próximas mensagens vão durar, com contagens de vão de 1 hora até 1 ano. Aparentemente, ao menos por enquanto, a “autodestruição” vale para absolutamente todos os recados enviados a qualquer contato, sem que seja possível escolher quais entram no conjunto ou não. Além disso, é válido tanto para conversas em grupo quanto em chats individuais.
As mensagens que fazem parte da contagem recebem um ícone de relógio ao lado da data de envio.
A presença do recurso na versão Beta não significa que a função será liberada oficialmente, mas com certeza aumenta as esperanças dos usuários. Por enquanto, não há uma previsão de lançamento para a autodestruição de mensagens, mas o desenvolvimento já tinha sido detectado em outubro do ano passado, o que significa que a empresa está trabalhando nele há algum tempo.
fonte : tecmundo